A primeira diretoria em 2016

Nossos Princípios

União: Entendemos que somente unindo todos os amantes do cavalo e do Laço Campista em nossa região, conseguiremos elevar nosso esporte preservando nossas tradições.

Respeito: Acreditamos que o respeito pelas pessoas, pelos animais, pela natureza, e pelas as tradições ligadas às coisas da terra e ao Laço Campista na suas origens, são importantes para gerir o presente e guiar o futuro de nosso esporte.

Identidade: Estudamos e ensinamos nossa história e cultura para podermos dar identidade ao nosso esporte e aumentar o sentimento positivo das pessoas com o mesmo.

Engajamento: Nossa associação não possui fins lucrativos, e todos trabalham com amor e dedicação pelo esporte para elevar o mesmo atraindo as famílias.

Ética: Os recursos que amealhamos são bem empregados para promover o Laço Campista ajudando todos envolvidos com o esporte, sejam eles laçadores, familiares de laçadores, donos de cavalos, domadores, criadores ou outros ligados ao cavalo.

Família: O Laço Campista é muitas vezes passado de pai para filho e os competidores aprendem muito cedo como laçar. Valorizamos muito a família e criamos em nossos eventos um ambiente favorável para as famílias participarem.

Nosso Time

Temos um time diverso com experiências distintas mas que possui cinco aspectos em comum:

  1. Amor pelos cavalos, lida com o gado e a terra;
  2. Desejo de preservar as tradições rurais de nossa região;
  3. Objetivo de obter o reconhecimento nacional da modalidade do Laço Campista;
  4. Boas intenções em criar um ambiente familiar e amigável para os competidores e familiares;
  5. Intuito de organizar, valorizar, fortalecer e evoluir toda a cadeia do cavalo em volta do Laço Campista para o benefício de todos.

Conheça a Diretoria

Nossa associação possui um grupo de pessoas dedicadas em promoverem o esporte do Laço Campista que é único no Brasil.

João Siqueira

Presidente e co-fundador

Homem do campo dedicado a bovinocultura de corte e leite, engenheiro agrônomo, mestre e doutor especializado em nutrição animal de bovinos de leite, soube usar toda sua experiência prática e teórica para ajudar o esporte do Laço Campista. Também cria cavalos Quarto de Milha e Paint Horse de linhagens de trabalho com o gado e aprecia domar seus animais e prepará-los para competições de laço onde participa. Vê no Laço Campista um grande potencial, já que atividade já possui mais de 50 anos de história que vivenciou desde criança, como espectador e competidor. Entende que podemos aprender com os erros e abusos que foram cometidos com a modalidade no passado. Sabe que a introdução de boas práticas com regras e organização, sem nunca esquecer de respeitar a cultura e a tradição, são importantes para resgatar e profissionalizar o nosso esporte, não apenas perpetuando-o, mas também elevando o Laço Campista ao nível de sucesso e ascensão de outras tradições campeiras brasileiras, como o Laço Comprido no Sul e a Vaquejada no Nordeste.

Lucimar de Carvalho (Cimar da Lagoa)

Vice-Presisdente e co-fundador

Corretor de gado trabalhando com compras e vendas nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Cimar da Lagoa também trabalha com todos os aspectos da pecuária de corte envolvendo criação e seu manejo. Compete em nossas provas nas categorias Master e Aberta e se esforça para promover o profissionalismo do esporte para que o Laço Campista um dia seja uma modalidade reconhecida pela ABQM (Associação Brasileira de Cavalos Quarto de Milha)

André Luiz Barreto Crespo

Diretor Financeiro

André Crespo é engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado e trabalha na indústria de sementes de milho, soja, algodão e outras culturas. Tem uma ligação muito forte com o campo. Pequeno criador de cavalos da raça lusitana, André gosta muito de cavalos e tem como um de seus objetivos de vida preservar a rica cultura equestre do Norte Fluminense. André iniciou na ALC em 2019 ajudando com website, apresentações, ranking e outras atividades culturais para promover o Laço Campista.

Nossos Patrocinadores