Catálogo de Animais Quarto de Milha no Laço Campista

Em 8 de Março de 2021, a Associação do Laço Campista (ALC) foi procurada pelo ex-diretor Sr. Raphael Vasconcelos para ajudar na elaboração de uma lista de cavalos Quarto de Milha envolvidos com a modadidade. Essa lista servirá para fins potenciais de homologação do esporte Laço Campista como uma modalidade oficial na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Entendedores da importância de tal intenção, os diretores da ALC resolveram ajudar o Sr. Raphael em sua iniciativa. Isso nos trouxe muita satisfação devido ao seu empenho e ao alinhamento que temos com esse objetivo muito importante para valorização de todos os envolvidos com a modalidade, como criadores, proprietários de cavalos, domadores, treinadores, e praticantes do esporte Laço Campista.

Avaliamos que a iniciativa se alinhava bem com outras frentes de caracterização da modalidade que a ALC vem desenvolvendo como o mapeamento de pistas de Laço Campista e o Handicap de Competidores. Nesse sentido, a ALC de forma rápida criou um formulário on-line e devido ao engajamento de sócios e todos os envonvidos com a modalidade, desenvolvemos de forma muito eficiente uma lista ainda em crescimento de animais Quarto de Milha puros por cruza, de origem e mestiços que estão envolvidos na modalidade. O objetivo principal do presente catálogo está em mostrar o número de animais Quarto de Milha envolvidos com o Laço Campista dando também entendimento aos leitores de como chegamos aos números de animais aqui obtidos e os critérios adotados para o controle de qualidade dos dados. O segundo objetivo será discutir os resultados obtidos juntamente com outras estatísticas parciais e ainda em contrução pela ALC para dar a correta dimensão e contexto sobre o esporte nos estados do Brasil onde é praticado. Faremos também algumas inferências sobre o potencial número de animais e praticantes da modalidade Laço Campista já que nossa lista de animais é incompleta e ainda cresce. Para isso usaremos dados que são amostras de números reais mais elevados. O terceiro objetivo é reconhecer o trabalho de todos os envolvidos com a modalidade que participaram de forma muito unida na coleta dos dados. Dessa forma agradeceremos todos os evolvidos, em particular aos Srs. Vicente Tavares (Fazenda Campo Novo) e Raphael Vasconcelos que contribuíram em muito para a elaboração do presente catálogo.